segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Por que todos odeiam o LocStudio?

Bem, nem todos. Eu não odeio o LocStudio. Não é que eu seja a fã número um, com carteirinha de sócia e camiseta I ‘heart' LocStudio. Mantemos uma relação de respeito mútuo...o LocStudio e Eu. Eu e o Locstudio.

4.8 ou 6.11 ele sempre está lá quando eu preciso (quero dizer, tenho que desinstalar uma versão, instalar a outra e depois tem os QFEs da vida).

Ah, para quem não sabe o que é o LocStudio... é uma ferramenta da Microsoft para localização de software... da Microsoft.J Realmente, no começo, pode assustar um pouquinho, todos aqueles botões e recursos que você não sabe para que serve... e que você (Tradutor) vai continuar sem saber até o último dos seus dias...

No fundo, o LocStudio não passa de uma planilha “burguesinha, burguesinha” de Excel. Isso mesmo. Vai no cabeleireiro, no esteticista, malha o dia inteiro, pinta de artista....

Mas por trás dessa fachada é apenas uma planilha com source, target e às vezes um contexto aqui e ali na RID (nome do arquivo?) e nas instruções.

Não gostar do LocStudio é como não gostar de burguesinhas... vai ver você nunca realmente deu uma chance para a menina? É como avaliar um livro pela capa sem ao menos ler o prólogo. Então, dê uma chance para a burguesinha — ou melhor, para o LocStudio.

E existem vantagens. Claro, que existe! É uma ferramenta grátis enquanto tantas outras do mercado são (ou estão se tornando) pagas. As palavras repetidas são pagas como novas, e o conteúdo geralmente envolve aquela terminologia basicão que depois de um tempo você pode fazer com os olhos fechados (mas com o TRES* bem aberto. Sempre!)

A verdade, tchurma, é que dizer não para qualquer ferramenta no mundo da Localização pode ser o seu primeiro erro de tradução.

As ferramentas fazem parte do nosso dia a dia e podem e devem ser usadas a nosso favor. Um Localizer não pode ter ferramentas inimigas. Mas se tiver... bem, siga o ditado. Mantenha os seus amigos perto e os inimigos mais perto ainda. Se alguma ferramenta te assusta, não corra. Enfrente-a.

Saudações LocHousianas,
You-Know-Who (Ingrid Barbosa)

*TRES= Terminology Research Engine Portal
Ferramenta de pesquisa/glossário da Microsoft

Disclaimer: You Know Who é amiga das burguesinhas, já foi até madrinha de casamento de uma. E no fundo queria mesmo é ser uma burguesinha padrão. Aliás, ela tem horário marcado hoje no salão às 18:30. E pintou as unhas de vermelho esta semana (totalmente na moda!). Este texto não visa de forma alguma ofender as burguesinhas e sim apontar como certos preconceitos devem ser abolidos de nossa sociedade. Qualquer coincidência com a sua chefe, a chefe dos outros ou a pessoa entre o computador e a cadeira neste momento é puramente ficcional. Se você se sentiu ofendida com a referência às burguesinhas, imagina como o pobre do Locstudio se sente!

2 comentários:

  1. Amei o texto, Ingrid. Logo no primeiro parágrafo pude identificar a autora, rsrs.
    Confesso que quando vi o LocStudio pela primeira vez, há 12 anos, fiquei assustada, mas depois de um tempo usando o bichinho a gente vai conhecendo e aprendendo a usar os recursos, até chegar o dia em que trabalhar nele fica mais fácil. Mas, como você mesma disse, todo cuidado é pouco quando se fala em localização, né? Cada dia é um aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, Ingrid, a lógica parece ser exatamente igual à social: a gente se prepara e encara a burguesinha!

    Hoje em dia não tenho mais medo do LS (que não tem nada de Leve e Suave), embora evite brincar com ele, inclusive por falta de tempo... Uma vantagem do LS é que ele é bom p/ a autoestima: depois de trabalhar nele, a gente se sente capaz de conseguir qualquer coisa na vida. : )

    bjos!

    ResponderExcluir